O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
             
 
Sr. Tadeo Maeda

       Filho de imigrantes japoneses, nasceu na cidade de Ibiúna em 5 de setembro de 1943, onde seus pais o Sr. Yoshihiko Maeda e a Sra. Yae Maeda já possuíam tradição de cultivar a terra. Cursou somente até o  4º ano do primeiro grau onde aos 12 anos ingressou no cultivo de batata e tomate e também trabalhando com granjas junto ao pai, começando logo cedo a vida no campo.

       Aos 15 anos de idade em 1958 iniciou sua primeira lavoura de cenoura, onde a terra era preparada com ajuda de animais e o plantio era feito manualmente, bem como o processo de lavagem e beneficiamento que era totalmente sem utilização de qualquer  tipo de máquina, iniciando uma produção de 7 caixas/dia.

       Aos 21 anos, no ano de 1964 foi indicado pela cooperativa de Ibiúna para um estágio nos Estados Unidos  na cidade de Sacramento,  estado da Califórnia. No estágio sobre  lavouras de tomate,  alfafa e nozes, ficou muito impressionado com a extensão de áreas plantadas e a tecnologia e mecanização utilizada na agricultura, como colheita com utilização de máquinas, aviões para pulverização agrícola e a pontualidade e compromisso que tinham com o trabalho pois o tempo que tinham para fazer a safra era curto e nevava nas regiões produtoras deste pais.

       Conheceu também estufas de flores, plantações de morango, alface e alcachofras.  Após 14 meses de estágio retornou ao Brasil em 1965 com uma visão totalmente diferente ao da época em que viajara para o estágio, firmando objetivos bem diferentes a agricultura aplicada no Brasil. Decidido a chegar ao nível da agricultura americana comprou algumas máquinas e 1 trator com a economia feita com a remuneração do estágio na América, optou pela principal cultura, a cenoura, pois produzia o ano inteiro e suportava geadas na região de Ibiúna.

       Em 1970 adquiriu a primeira plantadeira de cenoura e meses após,  a primeira máquina de lavar cenoura, aumentando a produtividade e a extensão da área plantada.

       Casou-se em 1972 com a Sra. Massaco Maeda onde vira a ter 3 filhos. Em 1983 arrendou terras no município de Piedade criando assim larga escala de produção e aumentando mercados de venda que era feito apenas no mercado de São Paulo e começando a fornecer a capital do Rio de Janeiro.
     Em 1987 visitou lavouras de cenoura em Carandaí no estado de Minas Gerais e gostou muito do clima, da qualidade e produção que obtinham na região.  Mudando-se para a cidade de São João Del Rei em 1989, cidade próxima a de Carandaí. Na época  iniciou-se a parceria entre Maeda e Cinco Estrelas que é o ponto de comercialização em São Paulo. Nesta época já contava com auxílio de sobrinhos e filhos para auxílio na fazenda.

       Em 1991 adquiriu máquinas de plantar sementes de cenoura peletizada, importada da Inglaterra, diminuindo custos de mão de obra. Em 1993 adquiriu outra máquina importada também da Inglaterra para plantar semente de cenoura nua, diminuindo assim bastante o custo de semente e o uso de pivôs centrais na irrigação de suas lavouras.  Em 1998 decidiu mudar para a região de Santa Juliana no Triângulo Mineiro, devido à topografia do terreno que auxiliava mais a mecanização das lavouras e o aproveitamento de terras para uso de pivôs centrais e também melhor localização de centros consumidores.

       O nosso mentor veio a falecer em 01 de abril de 2010.

 

Agricultura, Beneficiamento, Comércio e Transporte
5 Estrelas - União de Produtos Agrícolas Ltda - Todos os Direitos Reservados - 2009 :: 2014